UM CASE DE SUCESSO ENTRE A ADVISEU, SIEMENS HEALTHINEERS E HOSPITAL DAS CLÍNICAS.
O projeto que avalia a jornada do paciente com suspeita de AVC, recebeu indicação ao Prêmio de Inovação do Grupo Fleury, uma das principais premiações do setor.
Sobre AVC
Globalmente, o AVC é a segunda principal causa de morte, mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo estão vivendo com as consequências de lesões cerebrais e da medula espinhal.
No Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa de mortalidade, a cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, morre uma pessoa. Existe uma tendência de se manter nessa posição até o ano de 2030, sendo responsável por cerca de 12,2% dos óbitos previstos.
No AVC Isquêmico (AVCI), há diminuição ou interrupção total do fluxo de sangue em uma artéria, levando a lesão frequentemente irreversível do tecido cerebral. No AVC Hemorrágico (AVCH), o que ocorre é extravasamento de sangue para o tecido cerebral, devido à ruptura ou lesão da parede de uma artéria. Os AVCI são cerca de 80–85% dos casos de AVC, enquanto o AVCH corresponde ao restante dos casos.
Existe um tipo de tratamento para cada tipo de AVC, que são capazes de controlar o crescimento do coágulo e evitar o entupimento dos vasos cerebrais. Além de monitorização, onde deve-se monitorizar e controlar os sinais vitais da pessoa que teve derrame, observando os batimentos cardíacos, a pressão, a oxigenação do sangue, a glicemia e a temperatura do corpo, mantendo-os estáveis, até que a pessoa apresente alguma melhora, pois se estes estiverem descontrolados, pode haver uma piora do AVC e da sequela causada.
Outros tratamentos:
Trombólise, com injeção de APt: é uma enzima que deve ser administrada somente quando o AVC isquêmico já está confirmado com tomografia, devendo ser utilizada nas primeiras 4 horas, pois destrói rapidamente o coágulo, melhorando a circulação sanguínea para a zona afetada;
Cateterismo cerebral: em alguns hospitais, como alternativa à injeção do APt, é possível inserir um tubo flexível que vai desde a artéria da virilha até ao cérebro para tentar remover o coágulo ou para injetar remédios anticoagulantes no local.
Tempo salva vidas
Quando se obstrui um vaso, à medida que o tempo passa, você tem a morte de 2 milhões de neurônios por minuto.
Portanto, é de extrema importância não só que o paciente chegue rápido ao hospital, mas que desde o primeiro atendimento até a decisão do tratamento a ser utilizado, seja extremamente eficiente.
O Projeto – transformação digital na jornada do AVC
O projeto que avalia a jornada do paciente com suspeita de AVC foi realizado em parceria entre AdviseU, Siemens Healthineers e Hospital das Clinicas.
O objetivo principal é avaliar a jornada dos pacientes dentro do hospital, utilizando ferramentas de BI e de análise estatística para que o fluxo de atendimento possa ser sempre otimizado e que pontos de deficiência possam ser mapeados.
Outro ponto realizado, é permitir agora ter uma visão sistêmica e estatística da relação entre os processos e tempos de atendimento com a evolução ou tratamento da doença.
Foram construídos diversos indicadores que permitirão ao hospital monitorar o processo de atendimento em estações de trabalho e em televisores espalhados na instituição.
O projeto também permite que os dados obtidos e tratados sejam disponibilizados à comunidade cientifica por meio da plataforma RedCap (plataforma de captura de dados para realização de pesquisas).
Essa transformação digital em cada passo da jornada do paciente que sofreu AVC, faz com que os processos sejam cada vez mais eficientes e, em consequência, ajuda a diminuir sequelas e principalmente, a salvar vidas.
A AdviseU tem uma área dedicada para a implementação de projetos de Business Intelligence (BI); temos um time especializado e multidisciplinar, capaz de elaborar todo planejamento de ação customizado para obter informações íntegras e confiáveis de seu negócio.