O setor está aquecido em relação a contratações, mas você sabe direcionar sua candidatura para que ela receba o devido destaque? Veja o que dizem especialistas em recrutamento e CIOs.

Com grande número de vagas para TI no país, profissionais de outras áreas passaram a enxergar oportunidades de emprego e bons salários no setor de tecnologia. No fim de 2021, uma pesquisa da Brascom apontou que o Brasil tinha aproximadamente 160 mil vagas em aberto, enquanto formou 53 mil novos profissionais.

Se por um lado há vagas no mercado, por outro, erros no currículo eliminam candidatos em pouco tempo diz uma matéria publicada no Valor Econômico. Um dos equívocos mais comuns é a presença de uma linguagem mais técnica. É preciso lembrar que, antes do currículo chegar ao CIO, o documento normalmente passa por filtros de profissionais de recrutamento. Uma pesquisa da Catho revelou que, em meio a tantas candidaturas, a cada 100 currículos recebidos, cerca de 15 são avaliados de forma mais cuidadosa.

Aruan Silva, Tech Recruiter da Teltec Solutions e parte do time de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da empresa, comenta que os aspirantes a um novo cargo devem ressaltar seus principais conhecimentos, as tecnologias que conhecem e direcionar com palavras-chave os objetivos de carreira e especialidades. Desse modo, quando uma pessoa for procurar por bons candidatos, o perfil irá se destacar ou aparecer entre os primeiros. Exemplos de palavras são: suporte, DevOps, java e desenvolvimento. “O seu currículo precisa ter um nível de personalização, ou seja, você precisa gerar conexão com o leitor, uma boa estratégia é colocar um breve resumo, em torno de três linhas dizendo quem você é, qual área de interesse e o seu propósito.”

De acordo com ele, é imprescindível deixar o currículo mais objetivo possível. “Em um dia normal, um recrutador lê mais de 100 currículos, isso faz com que ele aprenda a buscar por palavras-chave rapidamente e gaste em torno de 7 segundos para cada um. Você pode detalhar em tópicos as suas experiências em cada empresa”. Ele exemplifica um modelo com empresa, período de permanência, cargo e atividades.

 

O que dizem os CIOS

Aureliano Nogueira, CIO da 3 Corações, comenta que o processo seletivo na empresa depende do cargo, mas existem entrevistas comportamentais e técnicas. Além disso, há a apresentação de um estudo de caso na área de atuação. Ele alega que é importante destacar a parte técnica e qualificações: “Nosso foco não é no currículo, e sim no comportamento (…) O currículo pode possuir as informações básicas do processo seletivo, o que irá nos dar os insumos da seleção, detectamos comportamentos, valores e visão de futuro.”

O CIO da Servimed, Afonso Junior Pelegrini, conta que o processo de seleção é conduzido, em sua maior parte, pela área de RH (Gestão de Gente). A TI apoia com alinhamento da vaga versus perfil candidato e requisitos. “Levamos em conta a experiência do candidato em várias tecnologias, mas também sua estabilidade (maior tempo de casa) em empregos anteriores”, diz. Para ele, as certificações mais procuradas são SAP, LGPD, security, DBAs, entre outras. O candidato deve evitar colocar desafios que não estão alinhados ao seu histórico profissional. “Entendemos que cada caso é um caso, todo currículo é avaliado por nós, porém aqueles que apresentam maior objetividade em poucas folhas, acabam ganhando maior desataque”.

Aldice Keller, CIO da Kepler, informa que a contração é feita por meio de um hunting ou empresas especializadas em recrutar profissionais de TI. O candidato deve focar nos propósitos, conhecimentos, últimas experiências, bem como em especializações e certificações. Entre as mais procuradas dentro da empresa estão: SAP, cloud, metodologias ágeis e segurança da informação. Ele comenta que o candidato deve produzir um currículo focado, sem muitas informações, assim como deve estar atento a erros de português, aos termos utilizados e ao uso de datas. “Colocar informações verdadeiras, e não apenas para deixar o currículo condizente com aquela vaga disponível” é uma das recomendações. Além disso, deve-se ter a atenção para não deixar o currículo muito extenso.

De acordo com Vinícius Arnoni, CIO da Sebsa, o processo na empresa também é realizado pela área de recrutamento e seleção. Contudo, para algumas vagas específicas, há uma consultoria terceirizada, focada em TI. Na visão dele, o candidato deve ressaltar pré-requisitos da vaga e seus projetos desenvolvidos anteriormente. Para o CIO, as certificações mais buscadas pela empresa são cloud, analytics, DevOps e security. É valido: “Detalhar suas experiencias com os pré-requisitos da vaga, cursos e treinamentos”, porém certificações e projetos fora do escopo devem ser deixados de lado na montagem do documento.

 

Um currículo por vaga?

Foco na vaga desejada é um dos principais apontamentos dos CIOs. Sendo assim, perguntamos ao tech recruiter se é necessário montar um currículo por candidatura. Segundo Aruan, é indicado montar um currículo que corresponda as suas experiências.

 

“Caso você tenha diversas hard skills e queira direcionar a sua carreira para uma delas, você pode destacá-las. O mais importante é ter conhecimento dos seus objetivos e do seu propósito de carreira. Vamos supor que você seja um profissional que começou no suporte, migrou para desenvolvimento e depois para DevOps. Atualmente, você busca uma posição de DevSecOps, com isso já está estudando segurança e fazendo freelas na área. Destaque isso no seu currículo!”.

Aruan Silva

 

Na visão dos CIOs não há algo muito ultrapassado, o que eles consideram desimportantes são informações não alinhadas à vaga e currículos muito extensos, que descrevem a participação em vários eventos, por exemplo. Aruan diz que, na visão dele como recrutador, não estar nas principais plataformas de busca de profissionais, como Github e Linkedin pode ser considerado uma desvantagem. “Essas redes sociais funcionam como um banco de currículos mundial, 24hs por dia. Destaque o seu perfil, seus pontos fortes, seja ativo na plataforma. O molde de currículo do Linkedin é um bom modelo para se basear.”