Em todo o mundo, a tecnologia é responsável por diversas mudanças, e no mundo corporativo isso não é diferente. Todos os anos, novas tendências e transformações tecnológicas surgem de acordo com as demandas exigidas e estudos provisórios.
Com isso, cada vez mais novas soluções que otimizam processos e facilitam a elaboração de estratégias aparecem, dando maior destaque para as empresas que procuram evoluir e se adaptar à inovação digital.
Neste artigo separamos algumas tendências de tecnologia que vale a pena se atentar. Confira!

Principais tendências
Entre as tendências tecnológicas para se observar esse ano, podemos citar:

Hiperautomação
A hiperautomação é uma tendência que unifica a automação robótica dos processos com a inteligência artificial, melhorando tomadas de decisões e otimizando processos.
As plataformas utilizadas na hiperautomação são diversas, podendo muitas vezes ser implementadas nas tecnologias que a organização já possui, incrementando a performance e desempenho com menores custos.

Inteligência de decisão
As tomadas de decisões organizacionais estão cada vez mais assertivas devido ao apoio das tecnologias, que a partir da análise de dados e inteligência consegue informar e refinar as decisões.
A inteligência de decisão é uma tendência que utilizará da inteligência artificial para apoiar e aprimorar as tomadas de decisões feitas de forma humana, podendo automatizá-las por análise aumentada (a análise aumentada é uma classe de análise possibilitada por inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) que expande a capacidade humana de interagir com os dados em nível contextual) e outras tecnologias.

IA Generativa
A inteligência artificial sem dúvidas é uma das tendências de 2022, e uma evolução disso será a IA Generativa, que irá utilizar dados para realizar novas criações e aprender novos recursos, semelhantes a original, porém com maiores inovações.
O potencial dessa tecnologia está na criação de produtos, plataformas e aprimorar as que já existem de maneira mais automatizada e inteligente, tudo de acordo com o que as empresas desejarem.

Cibersegurança
Com as transformações digitais, muitas empresas migraram os seus dados e ativos valiosos para a nuvem, porém, o custo médio da violação de dados empresariais é algo que está se tornando preocupante.
Principalmente após a pandemia, a quantidade de comprometimentos e ataques só aumentou. O melhor método de combater isso e reduzir custos está na adoção de um aprimoramento na segurança cibernética, onde soluções autônomas operam para melhorar a segurança geral.
Porém, para que a cibersegurança seja promovida com sucesso, é preciso ir além, com treinamentos e conscientização dos colaboradores na elaboração de senhas mais seguras e cuidados com links maliciosos que possam apresentar uma ameaça.

Aplicativos combináveis
Para que outras tendências como as citadas anteriormente sejam implementadas de forma eficaz, os aplicativos combináveis serão outra tendência que auxiliarão nisso. Trata-se de sistemas desenvolvidos a partir de componentes modulares.
Dessa forma, aplicativos podem ser integrados a outros tipos de software, utilizando-os na gestão integrada de um negócio. Isso irá acelerar e otimizar a implementação de novos recursos nas empresas, aumentando o valor corporativo.
Vale a pena acompanhar essas tendências de tecnologia, visto que em breve elas representarão um fator decisivo para que empresas se mantenham relevantes competitivamente e mantenham o padrão de qualidade dos seus produtos e serviços.
Quanto mais rápida a implementação de novas soluções para a sua empresa, maior vantagem competitiva é possível adquirir, consequentemente aumentando a atração e fidelização de clientes.