O Kong Gateway é uma das melhores ferramentas de gerenciamento open source disponíveis no mercado de tecnologia empresarial.

Ele é um gateway de API que pode ser executado em qualquer plataforma e devido a seu código aberto permite implantação universal.
De alto desempenho, extensibilidade e portabilidade, ele pode fazer a diferença no gerenciamento dos seus dados. Neste conteúdo, trazemos o que o Kong Gateway pode fazer na sua versão Open Source.

Kong em sua versão Open Source

A grande vantagem de um gateway de API open source é que ele pode ser modificado conforme a sua necessidade ou da sua empresa.
Além disso, por ser aberto, o Kong passa mais confiança por permitir a leitura integral do seu código e ser totalmente gratuito.

Outro destaque importante é que o Gateway de serviços cria uma entrada para clientes externos para uma aplicação.
Por exemplo, em um e-commerce o gateway de API fica entre o cliente e os microsserviços atuando como entrada para esses, intermediando todas as requisições para seus sistemas internos.

Vantagens encontradas na versão
Em sua versão aberta, ele trabalha a partir de proxies. Escrito na linguagem de programação Lua e integrado ao Nginx, pode customizar o proxy do Nginx por meio de plugins escritos em Lua encaminhando requisições, o que fornece uma forma performática com funcionalidades como:

  • Autenticação;
  • Controle de tráfego;
  • Informações Analíticas;
  • Transformações;
  • Logs.

Os plugins do Kong podem ser adicionados de maneira global, aplicando para qualquer API governada no programa, resultando em um sistema muito moderno.

Ele permite organizar e agrupar as API’s por domínios de negócio meio de um Dashboard Administrativo, funcionalidade chamada de Workspace, que possibilita definir o papel de cada um (visualizar, alterar, deletar, publicar criar entre outros).

Outra vantagem do Kong é a solução multi-cloud. O seu deployment universal ainda suporta Cloud Híbrida. A latência de processamento é inferior a um milissegundo, o que faz com que consiga suportar milhares de transações por segundo, sem prejudicar o processamento do servidor.

Um destaque é que todo o processamento do Kong é baseado em API, em outras palavras, faz entrega integral de serviços das suas funcionalidades o que permite total aderência às práticas de DevOps e a automação no processo de Continuos Integration e Continuous Delivery ou Deployment.

Ainda, por sua vantagem de ser totalmente RESTful API, habilita mais automações se integrando com qualquer Pipeline de CI/CD, o que viabiliza a criação de automações na publicação de uma API e a implementação de Documentação de API através da utilização de framework baseado em Open API.

Após a gerar a documentação, basta utilizar um serviço REST do Kong para publicar automaticamente a API no API Gateway.

O Kong conta com uma solução de entrada nativa do Kubernetes e dá suporte para o gerenciamento de configurações declarativas.

Agora sua empresa já pode ter suporte desta aplicação 24/7 na versão Open Source. A AdviseU é especializada em Kong e por isso permite que você possua o mesmo nível de suporte da versão Enteprise, sem necessariamente desembolsar com os valores da versão paga.
Entre em contato conosco agora mesmo e entenda tudo que podemos fazer por você, através do e-mail comercial@adviseu.com.br ou pelo whatsapp +55 (11) 99661-5218