Saiba o que são os sistemas On Premise e Cloud Server e qual é o mais adequado para sua empresa utilizar como armazenamento de dados.

Segurança, agilidade e boa capacidade de armazenamento são as características ideais para qualquer sistema de hospedagem. Por isso, neste artigo iremos conhecer os sistemas On Premise e Cloud Server. Vamos analisar quais são as vantagens e desvantagens de cada serviço, e em quais situações um se torna mais adequado que o outro.

On Premise

O sistema On Premise é um modelo de hospedagem de dados, estruturado dentro da empresa. Dessa forma, para o funcionamento do sistema, é necessário a compra de equipamentos, disponibilização de espaço para os mesmos e a compra de softwares licenciados. Também é necessário a contratação de profissionais na área de TI, para a manutenção de toda a estrutura de software e de hardware.

Vantagens
A grande vantagem do On Premise é a segurança. Pois, todos os procedimentos de manutenção, ajuste e acesso às configurações de dados do sistema, são feitos internamente por profissionais de confiança.

Outra vantagem é o controle do sistema, pois, somente pessoas de dentro da empresa, que tenham os softwares necessários instalados em suas máquinas, podem ter acesso às informações da instituição e suas ferramentas.

Desvantagens
O maior problema desse sistema é o seu alto custo, pois, para manter toda a estrutura funcionando é necessário a contratação de funcionários técnicos e competentes. Dessa forma, outra situação corriqueira que gera custo, são as manutenções e compra dos equipamentos.

A falta de flexibilidade do sistema On Premise também é incômoda, porque pode acontecer de não ser possível o acesso remoto ao sistema em casos de emergência, já que o acesso só é realizado por máquinas com software instalado do sistema.

Cloud Server
O sistema Cloud Server tem uma proposta diferente, pois a empresa que necessita da hospedagem, contrata uma terceirizada para utilizar os servidores da contratada. Dessa forma, todo o sistema fica armazenado na nuvem.

Vantagens
O Cloud Server tem como vantagem o seu baixo custo, uma vez que não é necessário a contratação de funcionários para manutenção do sistema, e também não é preciso realizar grandes investimentos em equipamentos. Outra vantagem é que a empresa consegue economizar bastante, pois só vai pagar por aquilo que utiliza como demanda.

Existe a vantagem de ter um sistema mais flexível. Para acessar o sistema e suas ferramentas operacionais, é necessário apenas acesso à internet, contendo uma senha e login.

Desvantagens
Talvez a grande desvantagem desse sistema, é que a rede de dados da empresa não estará sob total controle da instituição, pois a hospedagem foi terceirizada. Isso pode trazer incertezas sobre a segurança do sistema, sem falar no aumento de pessoas acessando o sistema. Por isso, é necessário a escolha de uma boa empresa no ramo, que seja confiável e forneça um serviço de qualidade.

Qual utilizar?
Depende muito da empresa e com que tipo de informações o sistema vai gerenciar. Por exemplo, uma empresa que executa muitas transferências monetárias e possui dados muito sigilosos, talvez o sistema On Premise seja ideal.

Mas, se a sua empresa está à procura de cortar custos e ter mais agilidade e facilidade de acesso às suas informações, o Cloud Server pode ser uma boa escolha.

E se você está precisando de suporte das aplicações de sua Cloud Pública, Híbrida ou On Premise, ou está querendo atualizar o sistema de armazenamento da sua empresa, a AdviseU é especialista neste assunto, atuando 80% dos clientes na indústria financeira e bancária. Fale com um especialista e conheça tudo podemos oferecer.