Criado para combater ameaças de alto nível que estão acima da proteção que um firewall convencional pode oferecer, o WAF é capaz de detectar e impedir diversas falhas de segurança de aplicativos web que nem mesmo sistemas de detecção de intrusões e sistemas de prevenção de intrusões detectam.

Ele é responsável por proteger aplicações web ou APIs contra explorações de dia zero, ataques e ameaças como DDoS, aplicações híbridas e outros.
Se utilizadas estratégias adequadas, o WAF se torna uma arma poderosa na mitigação de ciberataques, evitando problemas que podem comprometer uma empresa seriamente.

Estratégias para a utilização do WAF
O WAF realiza a análise do HTTPS, aplicando um conjunto de regras para definir quais destas partes são benignas e quais são malignas, sendo as principais partes analisadas as de GET e POST

Para a análise destes conteúdos contidos nas solicitações HTTPS, duas formas de análise podem ser feitas:

  1. Lista de permissões: o WAF negará todas as solicitações por padrão, permitindo apenas as confiáveis e fornecendo uma lista de IPs seguros, facilitando o monitoramento das permissões. O problema desta estratégia está no bloqueio de falsos-positivos, podendo bloquear permissões confiáveis por engano;
  2. Lista negra: a lista negra permite a passagem de pacotes e utiliza assinaturas por predefinições para que aconteça o bloqueio do tráfego malicioso e possa então proteger vulnerabilidades de aplicativos e sites.
  3. Esta estratégia se faz mais eficaz para sites e aplicativos pelo fato de receberem um tráfego algo de endereços IP desconhecidos que não são nem maliciosos ou confiáveis. Porém, adotar esta estratégia consome mais recursos e necessita de mais informações para uma filtragem de pacotes com base em características específicas.

Mesmo com o uso de um Secure Web Gateway (SWG) o uso do WAF é necessário. O SWG protege apenas usuários dentro da empresa contra acesso a sites externos infectados ou conteúdos indesejáveis.

É preciso unir o monitoramento do externo e interno, realizando um trabalho preditivo em busca de possíveis ameaças e mitigação ao máximo de ataques e injeções de SQL que podem comprometer ambos os ambientes.

A implementação do WAF diretamente na infraestrutura da rede empresarial pode ser uma estratégia interessante por oferecer a oportunidade de implementar módulos próprios de código aberto, software proprietário ou código personalizado, garantindo uma personalização segura para a organização.

Para intensificar o monitoramento intensivo, vale aproveitar do fato de que o WAF possui machine learning. Por ele utilizar o aprendizado de máquina para realizar a proteção de ataques, é importante observar de que modo isto é feito para intensificar a prevenção de incidentes.

Sua melhor solução para segurança virtual

Com as tecnologias de Cyber Security mais avançadas do mercado, a AdviseU possui suporte especializado e os melhores serviços para garantir a segurança de suas aplicações. Fale conosco e saiba como podemos reforçar a sua segurança digital.

Procurando trazer a melhor segurança para aplicações web ou APIs e evitar ciberataques, o WAF se mostra completamente eficiente contra DDoS, injeções SQL e outros problemas que podem comprometer sua rede e seus dados. Acesse nosso artigo e entenda como o Web Application Firewall pode proporcionar melhor segurança digital para a sua empresa!