Que o principal objetivo de qualquer negócio no mercado, é gerar competitividade, disso não temos dúvidas. Afinal, desejamos entregar ofertas de valor aos nossos clientes, e assim, crescer exponencialmente.
No entanto, devemos olhar o âmbito interno da organização e perceber se, de fato, todos os objetivos elaborados pelo negócio estão sendo conquistados.
E nesse quesito, podemos perceber a incrível importância do Data Driven, que dispõe de recursos para otimizar as informações geradas em atividades, e com base neles, produzir mais possibilidades.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o Data Driven.
Data Driven: o que é?
Em geral, podemos definir que o Data Driven nada mais é do que um conceito estratégico que pode ser devidamente utilizado em qualquer empresa. Em termos práticos, essa estratégia consiste em, basicamente, realizar a tomada de decisões baseadas em interpretação de dados e análise.
Na tradução livre do Português, dizemos que o Data Driven é algo como Gestão Orientada para Dados. No entanto, o Data Driven vai muito além disso.
De fato, tendo o foco para a condução dos dados, é notório que uma marca consiga ter informações mais sólidas para personalizar serviços e produtos, bem como todo seu relacionamento com o prospect em sua jornada de compra e nas estratégias de marketing.
Qual é a importância do Data Driven para um negócio?
Mesmo que o termo por si só aparente ser extremamente tecnológico, podemos notar que essa cultura Data Driven tende a funcionar de maneira eficiente em quaisquer tipos de negócios. Na prática, sabemos que é praticamente inviável tomar decisões baseadas em “achismos”, ou simplesmente por intuição.
Se a empresa não tiver conceitos e informações mais sólidas, o planejamento estratégico torna-se defasado, e, além disso, o processo para se chegar no cumprimento de metas torna-se ainda mais pesaroso. Com isso, geram-se os prejuízos, tanto pelas metas quanto pelo financeiro.
Principais vantagens e benefícios do Data Driven
Sabendo do conceito e da importância desse tipo de estratégia para o business, não fica difícil perceber suas inúmeras vantagens e benefícios. Vamos conferir cada um deles:
1. Mais economia
Conforme dito, no Data Driven, obtemos uma gestão orientada para dados, e dessa forma, é possível que a empresa consiga aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.
Esse processo se torna claramente possível justamente porque a análise de riscos tende a ser mais concreta, e logo, as informações coletadas, visam contribuir ainda mais para realizar um entendimento ainda melhor acerca da concorrência e do cenário mercadológico atual que se encontra.
2. O planejamento estratégico torna-se mais inteligente
Quando temos a oportunidade de minerar dados, automaticamente conseguimos desenvolver o planejamento. E esse processo se deve a alguns fatores, como por exemplo:
• Tendências de mercado;
• Comportamento dos consumidores;
• Histórico de negócio;
• Concorrência;
• Ciclos de trabalho repetitivos.
Todas essas informações nos permitem ter uma visão macro acerca de “onde o negócio está”, e dessa forma, ter as ferramentas necessárias para realizar os devidos ajustes, a fim de que as metas sejam alcançadas rapidamente.
Conclusão
Sem dúvidas, o Data Driven é de suma importância para as empresas, especialmente aquelas que desejam trabalhar com excelência, e, principalmente, com dados reais, e não simplesmente com intuições ou achismos.
Assim, garantimos mais autenticidade da marca, e mais competitividade, mediante a um planejamento estratégico mais eficiente.
Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o Data Driven, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Visite o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados para desenvolver ainda mais a sua gestão.