Sem dúvidas, ter um site nos dias atuais é de suma importância. Afinal, estamos entrando em uma era de intensa transformação digital, onde serviços e marcas estão migrando para o meio online, a fim de marcarem presença, e assim, conquistarem novos públicos.
E como bem sabemos, ter um site hoje em dia é muito mais do que uma possibilidade: é praticamente uma obrigação. Mesmo que ainda existam meios tradicionais de marketing e vendas, sabemos que, em breve o que vai comandar é tudo aquilo que é digital.
Dessa forma, as empresas devem priorizar esse tipo de investimento, porque em longo prazo irá se tornar um excelente capital para a marca. Empreendedores que já entendem o propósito de um site já conseguem prever excelentes resultados no seu negócio e na consolidação da marca no mercado.
No entanto, se tratando precisamente do site, alguns processos importantes precisam ser realizados para oferecer a melhor experiência ao usuário, enquanto ele estiver visitando o seu domínio. Nesse quesito, percebemos as diferenças de um site responsivo e um site mobile. Mesmo que muitos achem esses dois conceitos um só, existem diferenças importantes entre cada uma delas e que devemos considerar.
No post de hoje, nós tiraremos todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Confira!
Afinal, o que é um site responsivo?
Em geral, podemos definir que o site responsivo nada mais é do que um website que não sofre nenhum tipo de distorção na navegabilidade ou alteração das imagens quando o domínio é acessado por outros tipos de aparelhos, tais como os celulares.
Um exemplo contrário disso é quando você está em um site pelo seu notebook ou computador e ele está perfeito (visualmente falando).
Mas, quando você entra no mesmo site pelo celular, por exemplo, é possível notar imagens distorcidas, fora do seu lugar, letras grandes ou pequenas demais e layout completamente bagunçado. Nesse caso, estamos falando de um site que não é responsivo.
E como bem sabemos, nenhum empreendedor ou gestor de marketing, por exemplo, deseja ver o seu site dessa forma. Afinal, os conteúdos abordados em um site são importantes, tanto para conquistar o leitor, quanto para gerar ranqueamento nos motores de busca, como o Google.
Como grande parte dos nossos consumidores estão online pelo celular — por ser mais prático — é fundamental que um site de uma empresa seja responsivo, a fim de que não interfira na experiência do usuário ao entrar no seu domínio por meios digitais.
E o site mobile?
Se você entendeu perfeitamente o conceito de site responsivo, com certeza não terá dificuldades quanto ao conceito de site mobile. Isso porque é bastante comum que as pessoas confundem esses dois processos, sobretudo por conterem semelhanças. No entanto, não são exatamente a mesma coisa.
De maneira prática, o site mobile é basicamente uma versão alternativa de uma página oficial que foi adaptada para ser visualizada exclusivamente por meio de um smartphone. Ou seja, é basicamente um segundo site criado, mas exclusivamente para ser aberto por celulares.
Qual é o melhor?
Analisando as diferenças entre o site responsivo e o site mobile, podemos inferir que, por questões de custos e otimização, o site responsivo costuma ser o mais indicado, já que oferece boa performance em qualquer atuação, e o melhor de tudo, evitando mais trabalho e custos.
Isso porque ele conta com uma tecnologia que faz com que a página se integre e adapte-se perfeitamente a qualquer dispositivo, seja notebook, celular ou tablet, por exemplo. Além disso, você provavelmente já deve ter ouvido falar no famoso SEO.
Ele é basicamente um conjunto de estratégias impostas pelo Google, a fim de que o seu site ganhe notoriedade através de um bom ranqueamento. E um desses critérios impostos pelo Google, a fim de conseguirmos esse bom ranqueamento nos motores de busca, é possuir um site responsivo.