Com o desenvolvimento constante da tecnologia na atualidade, podemos notar o surgimento de dispositivos cada vez mais sofisticados, buscando entregar a melhor experiência possível aos usuários.
E nesse contexto, podemos perceber a devida importância do App responsivo.
Mesmo que seja um termo bastante falado no mercado atual, pouca gente ainda entende o real significado da responsividade em aplicativos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Afinal, o que é um App responsivo?
Em resumo, antes de entendermos de fato o que é um App responsivo, primeiramente devemos entender o conceito desse tipo de design. De maneira geral, sabe-se que a definição de responsividade acabou surgindo no ano de 2010 pelo desenvolvedor Ethan Marcotte, que acabou ficando famoso por fazer uma publicação em seu site sobre a responsividade.
No texto, o desenvolvedor acabou abordando a questão de que o comportamento dos consumidores estava mudando, e dessa forma, os sites de pessoas e empresas deveriam se adaptar aos celulares.
No entanto, com a evolução da internet e da transformação digital, podemos notar que a responsividade acabou indo para outros campos, como por exemplo, os aplicativos.
Entendendo o contexto da responsividade, podemos, então, definir que um App responsivo é aquele que pode ser baixado não somente por computadores e notebooks, mas também por smartphones.
Em outras palavras, o app responsivo se adapta a diferentes modalidades de layouts em diferentes situações, sempre considerando a usabilidade e performance.
Logo, quanto mais agradável e simples for a utilização desse App pelo usuário, mais fácil tenderá a ser a conversão dele.
Por que investir no App Responsivo em minha empresa?
Sabendo do conceito e da importância atual do app responsivo, não fica difícil entender suas vantagens e benefícios para a empresa. Confira abaixo quais são eles:
1. Otimiza a experiência do usuário
Antes de tudo, um dos grandes benefícios que podemos obter com o app responsivo, é no oferecimento de uma experiência ainda melhor ao usuário.
Isso porque, independentemente da plataforma que ele esteja usando, ele terá total condição de baixar o aplicativo e utilizá-lo da maneira que o momento lhe demandar. Além disso, a empresa deve sempre atualizar o aplicativo, de maneira que não fique obsoleto ou com problemas técnicos.
2. Oferece um excelente desempenho
Em segundo lugar, podemos perceber um excelente desempenho, uma vez que o app responsivo torna-se compatível com os diferentes tipos de dispositivos, adequando-se aos sistemas operacionais e não deixando de entregar o desempenho necessário para uma excelente experiência.
3. Aumenta a taxa de conversão
Por último, e não menos importante, notamos que uma das vantagens de aderir à responsividade em apps, é o aumento da taxa de conversão.
Isso porque os usuários interessados na oferta não ficam limitados a usá-lo em somente um sistema, como o computador ou celular. Com a responsividade em pauta, o usuário poderá utilizá-lo em todos os sistemas possíveis, aumentando a sua satisfação e conforto.
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o conceito e a importância de investir em Apps responsivos em sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Visite agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados.
Se quiser conhecer nossas soluções, converse agora mesmo com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a se desenvolver ainda mais nas aplicações.